sábado, 31 de julho de 2010

Sábado, 31 de Julho de 2010 Santo Inácio de Loyola, Presbítero e Fundador, Memória, 1ª do Saltério, cor Branca

Santos: Inácio de Loyola (soldado que se converteu ao sacerdócio aos 30 anos de idade), Fábio, Demócrito, Bem-Aventurado Fábio (Cesaréia da Mauritânia), Germano, João Colombini, Justino de Jacob.

Antífona: Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, párea glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. (Fl 2, 10-11)

Oração: Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seus combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leitura: Jeremias (Jr 26, 11-16.24)

Ouvi a voz do Senhor, vosso Deus

Naqueles dias, 11os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: "Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos".
12Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: "O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes.
13Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. 14Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo, 15mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos".
16Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: "Este homem não merece ser condenado â morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus". 24Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safá, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto. Palavra do Senhor!

Comentando a 1ª Leitura

Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor

Deus faz anunciar com força a seu povo que, se continuar a violar a aliança, descurando intera-la na vida, será destruído o templo no qual pões uma falsa segurança, e sua cidade tornar-se-á sinal de maldição divina. Por isso, o profeta é ameaçado de morte, por haver falado contra o templo – que, ao contrário, queria honrar com a santidade de vida 0 (Jr.7, 1-11). Deu-se o mesmo com Jesus (Mt 26, 59-61). Mas um templo de pedra não conta absolutamente, se os seus frequentadores não são o autêntico templo de Deus, no qual é acolhida sua Palavra, ele é invocado como coração puro e lhe é oferecida uma existência íntegra. Somos sensíveis às exigências divinas? [COMENTÁRIO BÍBLICO, ©Loyola, 1999]

Nenhum comentário:

Postar um comentário