segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Segunda-feira, 2 de agosto de 2010 Décima Oitava Semana do Tempo Comum, 2ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde

Hoje: Santos Eusébio de Vercelli (Bispo) e Pedro Julião Eymard (Presbítero), Memória Facultativa

Santos: Santo Eusébio de Vercelli (Bispo), São Pedro Julião Eymard (Presbítero), Basílio, o Bem-aventurado (mártir), Boetário de Chartres (bispo), Estêvão I (papa, mártir), Eteldrita de Croyland (virgem), Máximo de Pádua (bispo), Pedro de Osma (monge, bispo), Plegmundo de Cantuária (monge, bispo), Rutílio da África (mártir), Teódota e seus três filhos: Evódio, Hermógenes e Calista (mártires), Tomás Hales de Dover (monge, mártir).

Antífona: Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, na tardeis mais. (Sl 69, 2.6)

Oração: Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.


Leitura: Jeremias (Jr 28, 1-17)

O profeta que profetiza paz será reconhecido como profeta

1Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias, filho de Azur, profeta de Gabaon, na casa do Senhor e na presença dos sacerdotes e de todo o povo: 2"Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. 3Ainda dois anos e eu farei reconduzir a este lugar todos os vasos da casa do Senhor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou deste lugar e transferiu para a Babilônia. 4Também reconduzirei a este lugar Jeconias, filho de Joaquim e rei de Judá, juntamente com toda a massa de judeus desterrados para a Babilônia, diz o Senhor, pois eu quebro o jugo do rei da Babilônia".
5Respondeu o profeta Jeremias ao profeta Ananias, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava na casa do Senhor, 6dizendo: "Amém, assim permita o Senhor! Realize ele as palavras que profetizaste, trazendo de volta os vasos para a casa do Senhor e todos os deportados da Babilônia para esta terra.
7Ouve, porém, esta palavra que eu digo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo: 80s profetas que existiram antigamente, antes de mim e antes de ti, profetizaram sobre guerras, aflições e peste para muitos povos e remos poderosos; 9mas o profeta que profetiza paz, esse somente será reconhecido como profeta, que em verdade o Senhor enviou, quando sua palavra for verificada".
10Então o profeta Ananias retirou o jugo do pescoço do profeta Jeremias e quebrou-o; 11e disse Ananias, na presença de todo o povo: "Isto diz o Senhor: Deste modo quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, dentro de dois anos, livrando dele o pescoço de todos os povos".
E foi-se pelo seu caminho o profeta Jeremias. 12Depois que o profeta Ananias havia retirado o jugo do pescoço do profeta Jeremias, dirigiu-se novamente a palavra do Senhor a Jeremias: 13"Vai dizer a Ananias: Isto diz o Senhor: Quebraste um jugo de madeira, mas em seu lugar farás um de ferro. 14Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Pus um jugo de ferro sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e lhe serão de fato submissas; além disso, dei-lhe também os animais do campo".
15Disse ainda o profeta Jeremias ao profeta Ananias: "Ouve, Ananias, não foste enviado pelo Senhor, e contudo fizeste este povo confiar em mentiras. 16Isto diz o Senhor: Eis que te farei partir desta terra; morrerás este ano, pois pregaste a infidelidade contra o Senhor". 17Naquele ano, no sétimo mês, morreu o profeta Ananias. Palavra do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário