quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quarta-feira, 28 de julho de 2010 Décima Sétima Semana do Tempo Comum, 1ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde

Hoje: Dia do Agricultor

Santos: Irineu (discípulo de S. Policarpo de Esmirna), Argemiro, Vicência, Leão II, Lúcia, Paulo I, Três Marias, Pápias, Bem-Aventurado Paulo Giustiniani (veneziano, monge, fundador da Ordem Companhia dos Eremitas de S. Romualdo)

Antífona: Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. (Sl 67, 6-7.36)

Oração do Dia: Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura: Jeremias (Jr 15, 10.16-21)
Se te converteres, converterei teu coração

10Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente! Não emprestei com usura nem ninguém me emprestou, e contudo todos me almadiçoam. 16Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos.

17Não costumo freqüentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. 18Por que se tomou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tomaste como miragem de um regato, como visão d'águas ilusórias. 19Ainda assim, isto diz-me o Senhor: "Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; se souberes separar o precioso do vil, falarás por minha boca; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles.

20Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender diz o Senhor. 21Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes". Palavra do Senhor!

Comentando a 1ª Leitura

Por que se tornou eterna minha dor?

Jeremias exprime dramaticamente o conflito interior de todos aqueles que desempenham uma missão combatida por outros e pelas próprias dúvidas. É uma aflição desesperadora querer o bem e ser, por isto, combatido por aqueles em cujo favor se procura a salvação. Situação muito frequente hoje em dia. É o sofrimento de Jeremias e de quantos, como ele, devem anunciar a palavra de Deus, que não lisonjeia as paixões, não justifica as culpas. Jeremias, porém, não fica inerte, dialoga com Deus, interpela-o, ousa pedir-lhe contas. Tê-lo-á Deus enganado, como uma torrente em que se confiara? “Devia” malograr a missão confiada a ele por Deus? Devia ser amaldiçoado por uma obra de salvação? Que está fazendo Deus? Por que não o ampara melhor?... Desafogando a dúvida que o atormenta, Jeremias “!volta” mais completamente a Deus. Compreende que só a confiança incondicional é a “resposta” verdadeira, heroica, livre, que cumpre a missão; confiar em Deus é lealdade, é fé, liberdade provada e consciente. [Comentário Bíblico, Vol 3, Edições Loyola]]

Salmo: 58(59), 2-3.4-5a.10-11.17.18 (R/.17d)
Sois meu refúgio no dia da aflição

Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários!

Eis que ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.

Minha força é a vós que me dirijo, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Deus virá com seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados.

Eu, então, hei de cantar vosso poder, e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, e meu refúgio no dia da aflição. Minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor!

Minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário