terça-feira, 27 de julho de 2010

Terça-feira, 27 de julho de 2010 Décima Sétima Semana do Tempo Comum, 1ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde

Hoje: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e dia do Motociclista.

Santos: Celestino I (papa), N.Srª do Perpétuo Socorro, Pantaleão (médico venerado no Oriente como "anárgiro", isto é, que exerce a profissão por amor a Deus), Natália, Aurélio de Córdova, Celestino I (papa romano que proclamou a divina maternidade da Virgem Maria), Bem-Aventurado Antusa (virgem, Birtânia), Jorge (monge); Félix, Aurélia, Natália e Liliosa (martirizados em Córdova, na Espanha) e Bem-aventurada Maria Madalena Martinengo (virgem franciscana da segunda ordem).

Antífona: Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. (Sl 67, 6-7.36)

Oração do Dia: Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


I Leitura: Jeremias (Jr 14, 17-22)

A misericórdia do Senhor, única esperança do povo



17"Derramem lágrimas meus olhos, noite e dia, sem parar, porque um grande desastre feriu a cidade, a jovem filha de meu povo, um golpe terrível e violento.
18Se eu sair ao campo, veio cadáveres abatidos à espada; se entrar na cidade, deparo com gente consumida de fome; até os profetas e sacerdotes andam à toa pelo país". 19Acaso terás rejeitado Judá inteiramente, ou te desgostaste deveras de Sião? Por que, então, nos feriste tanto, que não há meio de nos curarmos? Esperávamos a paz, e não veio a felicidade; contávamos com o tempo de cura, e não nos restou senão consternação.

20Reconhecemos, Senhor, a nossa impiedade, os pecados de nossos pais, porque todos pecamos contra ti. 21Mas, por teu nome, não nos faças sofrer a vergonha suprema de levar a desonra ao trono de tua glória; lembra-te, não quebres a tua aliança conosco. 22Acaso existem entre os ídolos dos povos os que podem fazer chover? Acaso podem os céus mandar-nos as águas? Não és tu o Senhor, nosso Deus, que estamos esperando? Tu realizas todas essas coisas.” Palavra do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário