quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quinta-feira, 19 de agosto de 2010 Vigésima Semana do Tempo Comum, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Verde

Hoje: Dia Mundial do Fotógrafo e da Fotografia

Santos: Agápio e Timóteo (mártires), André da Cilícia e Companheiros (mártires), Bernardo (venerado em Candeleda), Bertulfo de Bobbio (abade), Donato de Sisteron (presbítero), Ezequiel Moreno (bispo de Pasto, na Colômbia), João Eudes (Presbítero, 1680, fundador da Congregação de Jesus e Maria), Júlio de Roma (mártir), Luís de Tolosa (feito bispo com apenas 23 anos), Sisto III, Luís de Tolosa, Bernardo Tolomei (1348), Magno d'Avignon (bispo), Mariano de Evaux (eremita), Timóteo, Tecla (ambos da Palestina), Bem-Aventurado Guerrico (1157)


ntífona: Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. (Sl 83, 10-11)

Oração: Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ezequiel (Ez 36, 23-28)
O profeta anuncia a volta do povo à sua terra
Assim fala o Senhor: 23Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor - oráculo do Senhor Deus - quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países, e vos conduzirei para a vossa terra. 25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus. Palavra do Senhor!

Comentando a 1ª Leitura

Eu vos darei um coração novo

Deus é santo e intervém para libertar os homens do pecado, das falsas divindades que os próprios crentes veneram, quando elevam ideais, coisas, meios, a valores absolutos. Diz Ezequiel que Deus lança fora estas “sujeiras” (ídolos) para renovar internamente o homem, tornando “novos” seu espírito e seu coração. É como uma “nova criação” (cf Gn 2,7) na qual é comunicado ao homem um novo princípio de vida, uma nova capacidade de pensar e viver, capacidade divina, porque verdadeiramente “humana”. Muitas vezes o próprio povo de Deus, que somos nós, “desonra” o nome de Deus: devemos todos bater no peito por nossas próprias infidelidades; do contrário não nascerá um “renovado” povo de Deus, empenhado na salvação de todos, na ajuda e perdão recíproco. [Liturgia Cotidiana,

Nenhum comentário:

Postar um comentário